núcleo maestro eleazar de carvalho

  • local:

    São Paulo, SP
  • data do projeto:

    2016
  • área do terreno:

    4.000,00 m²
  • área construida:

    2.636,37 m²

O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

O escopo deste trabalho contempla a realização do Projeto de Reforma e adequação do edifício escolar, datado da década de 60, com intuito de preservar a edificação a longo prazo e, ainda, viabilizar sua adequação de acordo com o novo uso e de acordo com as necessidades atuais, além da construção de um Teatro de Arena.

Importante ressaltar, aqui, sua importância, enquanto área pública, em meio a um contexto urbano carente de espaços culturais, com a perspectiva de se consolidar como polo fomentador de cultura e adaptado às questões atuais como sustentabilidade e acessibilidade.

Estamos propondo a substituição de toda caixilharia existente por caixilhos em alumínio, estruturados por elementos pré-fabricados em concreto que também funcionam como elementos de sombreamento da fachada, controlando a entrada de iluminação / ventilação.

O programa foi distribuído da seguinte forma: no pavimento térreo do edifício principal, estão localizadas as salas para administração do prédio, auditório, arquivo e logística; no 1° Pavimento estão localizadas as salas multiuso, salas para oficina, curso de luteria e laboratório para pianos elétricos; no 2° Pavimento estão localizadas as salas multiuso e salas para prática de percussão. Já o edifício anexo, foi destinado ao depósito de equipamentos e instrumentos.

Para atender a demanda de aula e apresentações de música ao ar livre, foi desenvolvido um projeto de teatro arena, que conta com uma cobertura para sombreamento e capacidade de 300 espectadores.

  • local:

    São Paulo, SP
  • data do projeto:

    2016
  • área do terreno:

    4.000,00 m²
  • área construida:

    2.636,37 m²
voltar ao topo