SENAI cruzeiro

  • local:

    Cruzeiro, SP
  • data do projeto:

    2008
  • área do terreno:

    20.468,94 m²
  • área construida:

    9.287,34 m²

A nova escola do SENAI, na cidade de Cruzeiro, vale do Paraíba, São Paulo, é voltada para a formação técnico profissional nas áreas de mecânica, de eletricidade, de eletrônica, de construção civil, entre outras. Foi implantada em um terreno com declive de 25 metros e com acesso por uma rua sem saída, que se prolonga para dentro do lote na forma de uma via aérea, criando assim uma rua de pedestres, área onde se localiza a portaria e a torre de circulação vertical.

Duas outras “ruas”, sob esta, interligam os 3 (três) blocos principais implantados em 2 níveis diferentes: o bloco A que está localizado num nível abaixo da rua de entrada em edificação de pavimento único, nível que encontra-se o estacionamento e bicicletário e os blocos B e C que estão localizados à 2 (dois) níveis abaixo da rua de entrada, possuindo acesso pela rua interna para o pavimento térreo e para o pavimento superior desses blocos.

O sistema construtivo dos 3 (três) blocos foi concebido em pré fabricados de concreto, sendo a estrutura em concreto aparente e os painéis pré fabricados de fechamento revestidos de granilite lavado branco.

A estrutura da rua central e das edificações complementares foram concebidas em concreto convencional aparente ou revestidas de granilite lavado branco.

O lanternim garante iluminação e ventilação natural na circulação central e as telhas, o isolamento termo acústico; os brises e o recuo da caixilharia, o sombreamento das fachadas; a racionalização do uso da energia elétrica, eficiência energética; a coleta da água tem a finalidade de armazenamento e tratamento, para reuso de água; todos esses procedimentos incorporados ao projeto têm, como finalidade, o atendimento às exigências, hoje, indispensáveis à sustentabilidade.

Para que houvesse uma integração entre os aspectos arquitetônicos escolar e industrial, o edifício foi concebido numa tipologia única. Houve, também, preocupação com os espaços de convívio e lazer, para que a edificação criasse laços de identidade e permanência com os usuários.

  • local:

    Cruzeiro, SP
  • data do projeto:

    2008
  • área do terreno:

    20.468,94 m²
  • área construida:

    9.287,34 m²
voltar ao topo